Sobre

Sobre

Os alunos de Psicologia da UFF, junto com alguns professores, têm produzido um evento com duração de uma semana, chamado Semana de Psicologia. O objetivo é criar uma relação mais próxima entre os alunos e entre alunos e professores, e proporcionar o conhecimento tanto de linhas teóricas não aprofundadas no currículo desta instituição, com apresentação de trabalhos e projetos que ocorrem fora da universidade, quanto ao que ocorre e é produzido nela, abraçando assim monografias, pesquisas, trabalhos, projetos de extensão, entre outras atividades.
A ideia é, também, permitir um debate entre todos, sem hierarquia. Somos por uma semana democrática, na qual cada um possa expressar opiniões, debater e sanar dúvidas livremente. A Semana propõe uma política igualitária que zela pela participação de um conjunto, permitindo, assim, uma maior integração que enriqueça e desenvolva ainda mais a parte individual e a comunitária da Universidade.

Não perca, a IX Semana de Psicologia da UFF já já está aí!
Participe, construa conosco. E seja muito bem vindo!


Programação VIII Semana de Psicologia

jQuery UI Accordion - Collapse content

Segunda-Feira 18/05

(10:00 - 12:00) Atividade Cultural - Conversa Com Contos

Luisa Mauricio Veiga, Monique Ribeiro de Araujo
Bloco P 406
Descrição: Conversa Com Contos é um grupo onde usamos literatura (em sua maioria contos sejam eles da nacionalidade que for) para discutir experiências e ideias, fazendo com que cada participante reflita sobre suas ideias e também conheço outros pontos de vista. Planejamos dar uma amostra de como funciona o grupo.

(10:00 - 12:00) Roda de Conversa - O trabalho com violência doméstica: especifidades na escuta da mulher e da criança

Renata Alves de Paula Monteiro; Paula Land Curi
Bloco P 404
Descrição: Trata-se de uma proposta de conversa com os alunos e demais participantes da comunidade abordando a questão da atenção à pessoas envolvidas em situação de violência doméstica, discutindo pontos de especificidade no trabalho com mulheres e no trabalho com crianças e adolescentes.

(14:00 - 16:00) Cerimônia de Abertura - Luta antimanicomial em movimento: 18 de maio em Niterói

Raldo Bonifácio Costa Filho (UTAP); João Moraes (CAPS Herbert de Souza); Rafael Lazari e João Paulo Garcia (Forum dos trabalhadores em Saúde Mental de Niterói); Wellington Marinho (AUFA); Prof. Francisco Leonel (Mediador)
Auditório Bloco O
Descrição: Abertura da VIII Semana de Psicologia!

(16:00 - 18:00)Roda de Conversa - Deficiência e Interdependência: do que é feita nossa humanidade?

Alexandra Simbine, Beatriz Pizarro, Camila Alves, Carolina Sarzeda, Dandara Chiara, Gabrielle Chaves, Josselem Conti, Juliana Pires Cecchetti Vaz, Larissa Mignon, Lia Paiva, Louise Goransson Savelli, Luana Garcia, Lucas Calvet, Marcia Moraes, Raffaela Petrini e Thais Amorim
Bloco P 404
Descrição: Partindo do pressuposto que propõe Bruno Latour de que o corpo se constitui por meio das articulações que faz, pretendemos refletir, em uma roda de conversa, quais as implicações de afirmar que somos todos interdependentes e como levar adiante essa discussão sem cair no apaziguamento da questão da deficiência. Como pensar então a diferença disso que nos faz humanos? Quando lutar pela diferença e quando lutar pela igualdade?

(16:00 - 18:00) Roda de Conversa - Razões e desrazões para "abrigar" jovens

Barbara di Spagna Dainese, Gian Fonseca do Rozario, Suanny Nogueira de Queiroz
Bloco P 406
Descrição: Como é um "abrigo"? Como as crianças e adolescentes vão parar lá? Em que momento a psicologia entra em cena quando há tanta hierarquia e outras lógicas políticas envolvidas? Tem como ela intervir ,de fato, ou está lá só para fazer atendimentos individuais conforme a juventude é mandada para a sua salinha? Há muitas questões a serem desbravadas quando a psicologia ousa pôr, e pôr MESMO, seus pés na área da Assistência! Relacionando todas essas questões abordaremos que motivos levam a situação de "abrigamento" e debater a diferença entre o que a lei diz, como acontece de fato e que outros caminhos podemos acreditar no meio de tantas questões para não solitariamente lutarmos contra moinhos.

(16:00 - 19:00) Cinedebate - ExperimentAção - Cinedebates - Filme: "Tarja Branca"

Luciana Albuquerque, Ana Paula Lopes e Emílio
Bloco O 516
Descrição: Atividade que se propõem a usar o dispositivo filme como analisador da formação em psicologia, gestão do trabalho e modos de vida.

(16:00 - 18:00) Roda de Conversa - Repensando a prática em orientação vocacional: um novo olhar sobre a escolha profissional

Giulia A. Camporez; Livia Tedeschi; Marcionília M. Andrade; Maria Eduarda Lage; Mariana A. Moreira
Bloco P 402
Descrição: Tendo como base a experiência vivida por nós, na qualidade de integrantes do projeto de extensão “Analítica do Vocacional – O problematizar de uma prática”, iremos apresentar as dúvidas e impasses experimentados enquanto coordenadoras de grupos sobre OV. A roda de conversa se propoe a ser um espaço aberto ao diálogo, e nós, falaremos sobre a singularidade da proposta realizada na UFF, assim como temas que se mostraram relevantes durante as oficinas.

(16:00) Oficina - Reaproveitamento de Materiais (Tecidos) - Animais silvestres do Campus

Liorno Antunes Werneck (Lino)
Pilotis
Descrição: Na oficina será transmitida técnica de reaproveitamento de resíduos (tecidos) através da confecção artesanal dos chamados "bichos de pano". Ao mesmo tempo em que desenvolvem esse trabalho manual os alunos conhecerão algumas espécies silvestres existentes no Campus. Durante a oficina debate-se a urgência da conservação da conservação da área verde que serve de habitat a essas espécies de "bichos" confeccionados artesanalmente.

(16:00 - 18:00) Roda de Conversa - Vida, Saúde e Trabalho nas Escolas Públicas

Mary Yale Neves, Camila Correia Rodrigues, Estela Cardoso Pereira, Fernanda Emerich Araujo, Giselle Neves Monteiro Netto, Mariana Portes Gelais, Gustavo Henrique da Silva, Izabel Cristina Oliveira Costa
Bloco O 510
Descrição: Roda de conversa acerca de uma experiência de formação em Vida, Saúde e Trabalho nas Escolas Públicas

(17:30 - 21:30) Curso - Formação de Instrurores de Treinamento (FIT)

Ana Beatriz Salgueirinho; Ana Teresa Di Giorgio Braga Abdalah; Livia Lessa de Andrade Silva; Matheus da Silva Costa
Bloco N 520

(18:00 - 20:00) Palestra - A lógica do fantasma como teoria da subjetividade

Fernando Fagundes Ribeiro
Bloco P 406
Descrição: Palestra acerca da noção de fantasma em psicanálise como estruturante da denominada "realidade psíquica", e sua transposição para os campos da análise política e poética.

(18:00 - 20:00) Roda de Conversa - Sistema Penitenciário e Reintegração Social

Acácia de Fátima A. de Castro, Geovana Faria de Oliveira, Julia Façanha Martins Pereira, Karla Sereno Penna Caldas, Yasminn Oliveira da Silva Roque, Vanessa Augusto de Santa Bárbara, Dayana Boechat de Marins, Gabriela Bastos Cunha, Natália de Oliveira e Silva Antunes
Bloco P 502
Descrição: Roda de conversa sobre a experiência de alunos de psicologia em ONGS e Sistema Penitenciário, apresentando e discutindo o processo de reintegração de egressos. Estudo realizado pela disciplina Estágio Básico II supervisionado pela professora Silvia Carvalho.

(18:00 - 20:00) Roda de Conversa - África subsaariana e do norte: qual pertinência dessa clivagem histórica e cultural?

Abdoul Hadi B.P. Savadogo, Mahfouz Ag Adnane, Denise Dias Barros, Emílio Nolasco de Carvalho
Bloco N 201
Descrição: Esta atividade caracteriza-se pelo encontro e debate entre pesquisadores (historiadores e cientistas sociais) africanos e brasileiros acerca das relações contemporâneas entre o oeste e o norte da África, focando aspectos como cultura, religiosidade, juventude, mobilidade e diáspora.

(20:00 - 22:00) Roda de Conversa - Articulações possíveis entre professores e alunos para uma ocupação da Universidade no período da greve

Auditório Bloco O
Descrição: A atividade surgiu na Assembléia dos estudantes de Psicologia e tem como objetivo abrir um diálogo entre professores e alunos do curso de Psicologia da UFF que pense alternativas de ocupação da universidade e dos espaços públicos da cidade durante o período da greve para que não haja o esvaziamento do espaço que é nosso e que aconteça a visibilidade da população dos reais motivos do acontecimento da greve. É importantíssima a presença de todos os alunos e professores do curso para que possamos pensar e encaminhar o mais variado número de propostas com possíveis datas de acontecimentos, já que esse é, mais uma vez, um período complicado que estamos vivendo onde a ocorrência da greve é quase certa.


Terça-Feira 19/05

(09:00 - 11:00) Roda de Conversa - Roda de Conversa sobre o filme Tarja Branca (documentário sobre o brincar)

Bernadete Mourão, Angela Borba, Dominique Colinvaux e Mônica Picanço
Bloco O 516
Descrição: Roda de Conversa sobre o filme Tarja Branca (documentários sobre o brincar) com a presença das professoras Bernadete Mourão, Angela Borba, Dominique Colinvany e Mônica Picanço.

(10:00 - 12:00) Roda de Conversa - Sistema Penitenciário e produção de subjetividade

André Felipe Gonçalves; Gizela Diz; Nathalia Aizman; Sílvia Carvalho
Bloco O 510
Descrição: O grupo de pesquisa apresentará os resultados de dados coletados no segundo semestre de 2014 acerca de trabalhos realizados dentro e fora do sistema penitenciário do Estado do Rio de Janeiro voltados para a reintegração de egressos oriundos desse sistema. Apresentará também os resultados parciais de uma expansão da pesquisa, onde uma integrante do grupo está indo as ruas para saber a opinião das pessoas "comuns". O que elas pensam, como elas lidam/lidariam e o que sabem sobre o mundo dos encarcerados. Essas informações funcionarão como disparador para a roda de conversa, onde buscaremos dividir o conhecimento para que ele possa ser trabalhado e moldado pelo coletivo.

(11:00 - 13:00) Oficina - A Vida e a Infância Sadia na Psicologia

Fabrícia Vilhena, Luísa Kícia, Alessandra Daflon
Pilotis
Descrição:Vamos chamar as crianças da creche de alunos, mostram aonde os pais estudam, percorrem o espaço público da universidade com elas, interagindo a vida delas com a vida dos pais. Fazer diversões e cantos. E por fim: um apinel da "Nossa UFF", com pinturas em conjunto.

(13:00 - 15:00) Palestra - O psicólogo em resgate policial de reféns

Bianca Cirilo
Bloco P 402
Descrição: Apresentar pesquisa de doutorado UFF sobre a atuação do psicologo em ocorrências policiais com tomada de reféns a partir da minha experiência como psicóloga do BOPE, tendo acompanhado por 5 anos a equipe do batalhão nestes eventos.

(13:00 - 15:00) Palestra - Clínica e conjugalidade: um estudo de caso

Cristine Monteiro Mattar
Bloco P 404
Descrição:A atividade constará de uma exposição sobre a tradição em terapia de casais e proporá um olhar fenomenológico-existencial sobre o tema a partir de um estudo de caso clínico.

(14:00 - 16:00) Palestra - Cuidados Paliativos: a assistência na terminalidade

Silvana Maria Aquino da Silva
Bloco N 201
Descrição: Apresentação da filosofia e dos principios da assistência em Cuidados Paliativos oncológicos.

(14:00 - 16:00) Roda de Conversa - "Mapa de nós"

Maudeth Py Braga
Bloco P 406
Descrição: Roda de Conversa com a participação da Psicóloga Ruth Ebel, supervisora do projeto: Mapa de nós do Centro Integrado de Estudos e Desenvolvimento Sustentável.

(14:00 - 18:00) Sessão - Seminário de Apresentação dos Projetos de Estágio Específico

Profª Virginia Dresch (Direção do Serviço de Psicologia Aplicada)
Auditório SPA
Descrição: Seminário de Apresentação dos Projetos de Estágio Específico, organizado pelo Serviço de Psicologia Aplicada, a fim de dar conhecimento aos alunos, sobretudo que estão cursando Estágio Básico II, dos projetos existentes antes da alocação prevista para o final do semestre 2015/1. A atividade será realizada no Auditório do SPA.

(14:00 - 16:00) Palestra - Fundamentos da clínica junguiana

Maddi Damião Junior
Bloco O 510
Descrição: Apresentação dos fundamentos da clinica junguiana, com apresentação de exemplos e discussão.

(16:00 - 18:00) Roda de Conversa - Saúde e Comunidade no Programa Médico de Família

Projeto de Extensão Agenciamentos Coletivos: SUS e a Saúde do Trabalhador em debate, no PMF (Marilene Affonso Romualdo Verthein, Jahyne A. Carvalho Silvestre, Gustavo Henrique da Silva, Gustavo Henrique da Silva, Vaneza Guedes da Silva, Jhonnatas Clemente dos Santos, Adriana Maura Alves, Priscilla José da Silva)
Bloco P 408
Descrição: Conversa com Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e técnica de enfermagem de uma unidade de Programa Médico de Família (PMF) para discutir o trabalho realizado por eles, a relação com a comunidade e as diretrizes do SUS.

(16:00 - 18:00) Oficina - Mini-oficina Equilibrio e Movimento

Equipe Equilibrio e Movimento
Bloco P 404
Descrição: Nesta oficina buscamos, através de atividades corporais, vivenciar o corpo como uma região fronteiriça na qual somos capazes de negociar nossas relações com o mundo e ao mesmo tempo formar nossa interioridade. Esta mini-oficina pretende trazer uma experiência vivenciada por nós para experimentação e discussão em grupo.

(16:00 - 18:00) Cinedebate - ExperimentAção - Cinedebates - Filme: "Tatuagem"

Danish, Silvana e Marcelo
Bloco O 516
Descrição: Atividade que se propõe a usar o dispositivo filme como analisador da formação em psicologia, gestão do trabalho e modos de vida.

(16:00 - 18:00) Oficina - Terapia Expressiva

Sandra Lucia Santos, Denise Vianna, Lucyna Brocki, Ana Carolina Cruz e Ivana Fortunato
Bloco P 402

(17:30 - 21:30) Curso - Formação de Instrurores de Treinamento (FIT)

Ana Beatriz Salgueirinho; Ana Teresa Di Giorgio Braga Abdalah; Livia Lessa de Andrade Silva; Matheus da Silva Costa
Bloco N 520



Quarta-Feira 20/05

(09:00 - 12:00) Roda de Conversa - Intervenção socioanalítica em conselhos tutelares

Anderson Farias Costa; Paloma Lima Ramos Jashar; Nathalia Correa Aizman; Suelley Sandes da Silva; Caroline Ribeiro da Silva; Monique Mendes Figueira; Ana Carolina dos Santos Cruz; Alessandra Fonseca Fernandes de Carvalho; Michelle Lage de Oliveira; Carla Siqueira Mattos; Estela Scheinvar; Maria Livia do Nascimento
Bloco N 201
Descrição: Problematizações sobre as práticas de psicólogos em conselhos tutelares

(10:00 - 12:00) Palestra - Medida de Segurança: Prática de Atenção à Saúde Mental ou Penalização?

Daisy Seabra de Queiroz, Sandra Lourenço Corrêa
Auditório Bloco O
Descrição: Apresentação das propostas de pesquisa do Observatório Nacional de Saúde Mental e Justiça Criminal, acerca da reorientação do modelo de atenção às pessoas com transtorno mental em conflito com a lei.

(10:00 - 12:00) Roda de Conversa - As interfaces do campo da educação a partir da graduação em psicologia: uma conversa monográfica

André Miranda de Oliveira e Gabriela Vieira de Abreu
Bloco P 404
Descrição: Roda de conversa que terá como disparadoras duas experiências de monografia que se propõe a pensar questões do campo da educação pela perspectiva da psicologia.

(14:00 - 16:00) Palestra - Psicologia do Esporte: atribuições e práticas do Psicólogo em uma instituição esportiva de alto rendimento

Andreia Cunha Carneiro de Andrade Cardoso; Ananda Krause Villela; Amanda Cristina da Silva; Nathália Moreno; Rafael Honório
Auditório Bloco O
Descrição: Apresentação oral sobre a Psicologia do esporte, suas práticas, abordagens e metodologia para o funcionamento de um serviço de acompanhamento psicológico dentro de uma instituição esportiva visando a formação de atletas de alto rendimento.

(14:00 - 18:00) Sessão - Seminário de Apresentação dos Projetos de Estágio Específico

Profª Virginia Dresch (Direção do Serviço de Psicologia Aplicada)
Auditório SPA
Descrição: Seminário de Apresentação dos Projetos de Estágio Específico, organizado pelo Serviço de Psicologia Aplicada, a fim de dar conhecimento aos alunos, sobretudo que estão cursando Estágio Básico II, dos projetos existentes antes da alocação prevista para o final do semestre 2015/1. A atividade será realizada no Auditório do SPA.

(16:00 - 19:00) Palestra - Contrarreforma do Estado e EBSERH: impactos no ensino, pesquisa e extensão

Projetos: Agenciamentos coletivos SUS e a Saúde do Trabalhador em debate; e Reabilitação Humana, trabalho e inserção social (Marilene Affonso Romualdo Verthein, Cláudia March, Marcelo Badaró)
Auditório Bloco O
Descrição: Palestra com os professores Marcelo Badaró ( Departamento de História) e Cláudia March (Departamento Saúde e Comunidade). Serão abordados os discursos contemporâneos das Políticas Públicas e suas implicações na formação colocando em destaque as engrenagens das Organizações Sociais e da EBSERH.

(16:00 - 18:00) Oficina - Oficina Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho

Monique Ribeiro de Araújo, Thainá Rosa Oliveira da Cunha, Milena Mello da Cunha, Ailla Caroline F. Rodrigues,Beatriz Franco Assumpção Pereira Coelho e Camilla Correia Rodrigues
Bloco N 203
Descrição: Nessa oficina experimentaremos atividades, dinâmicas e dispositivos que favorecem o debate sobre promoção de saúde e QVT. Através de dinâmicas vamos discutir a saúde e o trabalho, esteja ele relacionado ou não a vida acadêmica, e discutir soluções individuais e coletivas para os problemas encontrados.

(16:00 - 18:00) Palestra - Eu só fico feliz quando chove: Articulações entre o masoquismo e a criação na pulsão de morte

Amanda Facce
Bloco P 406
Descrição: Breve apresentação da minha monografia. Na palestra, abordarei a relação entre a cultura e a psicanálise, a partir dos conceitos de Pulsão de Morte, Sublimação e Masoquismo.

(16:00 - 19:00) Cinedebate - ExperimentAção - Cinedebates - A formação em debate

Samara Simão e Erickson
Bloco O 516
Descrição: Atividade que se propõem a usar o dispositivo filme como analisador da formação em psicologia, gestão do trabalho e modos de vida

(17:30) Atividade Cultural - Nau dxs loucxs

Diogo Rezende
Pilotis
Descrição: Performance solo de dança butoh a ser realizada em algum local aberto da UFF. Haverá um músico convidado. A proposta é a de uma dança de improviso de cerca de 10 minutos onde o performer dançará a memória de nossxs loucxs suicidados pela sociedade.

(17:30 - 21:30)Curso - Formação de Instrurores de Treinamento (FIT)

Ana Beatriz Salgueirinho; Ana Teresa Di Giorgio Braga Abdalah; Livia Lessa de Andrade Silva; Matheus da Silva Costa
Bloco N 520

(18:00 - 21:00) Roda de Conversa - Comentário do filme "A Criação" de Jon Amiel

Fernando Fagundes Ribeiro
Bloco O 510
Descrição: Discutir a relação entre CIÊNCIA E MORAL a partir do CASO DARWIN Haverá uma dimensão subversiva da ciência? Até que ponto uma verdade científica pode abalar nossas convicções morais? Quais as consequências da adoção de uma perspectiva estritamente naturalista sobre o homem? Podemos conceber o sentido da existência despojados de qualquer referencial metafísico? Essas e outras questões perpassam a criação do livro "A origem das espécies", de Charles Darwin, que ao postular um tronco comum a partir do qual derivariam as diferenças específicas (a hipótese da evolução), rompeu com a representação ordinária "narcísica" que o homem tem de si e de seu lugar na natureza.

(18:00 - 20:00) Palestra - Com o hospital e no território: uma reflexão sobre a construção e desenvolvimento da rede de Saúde Mental de Niterói

Maria Alice Bastos; Eduardo Rocha; Francisco Leonel; Renata Monteiro
Bloco P 408
Descrição: A Semana de Psicologia da UFF será comemorada, este ano, na semana em que, tradicionalmente, temos, ao longo das últimas décadas, comemorado o dia da Luta Antimanicomial. O 18 de maio diz respeito a uma data na qual um importante encontro de trabalhadores de saúde mental foi realizado e simboliza um conjunto de discussões, eventos, lutas e avanços referentes ao que hoje é nomeado como Reforma Psiquiátrica, uma reformulação do modelo de atenção à Saúde Mental, no qual o foco do tratamento foi transferido do hospital psiquiátrico para uma rede de dispositivos de atenção psicossocial localizados no território. A implementação da Reforma no Brasil se deu de maneira diferenciada a partir dos contextos nas quais ela foi ocorrendo, dependendo das condições e limites locais, mas de maneira geral, a promulgação da lei 10.216 de 2001 foi o marco definitivo para tal marcha. Acompanhando este movimento, Niterói também teve o início dos anos 2000 como um momento de virada no que diz respeito ao trabalho ligado à Saúde Mental com a implementação de diversos dispositivos, notadamente os CAPS, assim como serviços a estes ligados, promovendo uma mudança na lógica assistencial da cidade. Passados 15 anos, acreditamos ser importante uma avaliação sobre os avanços alcançados e os desafios ainda a serem alcançados no município de Niterói. Por isso, propomos este espaço de discussão na Universidade, pois esta, no contexto da cidade, se fez presente nesse processo desde seu início até os dias atuais. Para esta discussão, teremos como eixos norteadores a discussão entorno do lugar do hospital e do trabalho no território. Seriam eles propostas excludentes?

(18:00 - 20:00) Roda de Conversa - Conversando sobre violência sexual contra a mulher

Manoel Ferreira da Silva Júnior; Eloá Amaral Guimarães Santos Lemos; Jaqueline Fernandes Martins; Nayalla Buarque; Paula Land Curi
Bloco P 406
Descrição: Pretendemos, a partir da experiência clínica com mulheres vítimas de violência sexual e de pesquisas concernentes ao tema, refletir sobre alguns enigmas que se apresentaram.

(18:00 - 20:00) Roda de Conversa - Qual a cor da Psicologia?

Denise Queiroz Costa da Luz e Phillipe Rocha Silva
Bloco N 209
Descrição: A proposta é discutir a invisibilidade negra na nossa formação/profissão, enquanto cidadãos e futuros psicólogos, pensando possíveis implicações das desigualdades raciais nos processos de subjetivação.

(18:00 - 20:00) Roda de Conversa - Clínica de inspiração fenomenológico-existencial

Cristine Mattar
Bloco P 506
Descrição: Apresentação de alguns fundamentos sobre a clínica na perspectiva citada e debate a partir das questões colocadas pelos participantes.

(19:00 - 20:00) Atividade Cultural - Black-Out - III

Marcelo Siqueira, Daniel de Souza Júnior, Thaís Marques e Marco Guayba
Auditório Bloco O
Descrição: Um esquete de teatro com duração média de 20 a 25 minutos. Painel atemporal das memórias afetivas de um poeta. Um trabalho experimental que pode ser incluído no que hoje se convencionou chamar de pós-dramático, pois não tem propriamente uma história nem personagens prontos e elaborados. São temas ou situações que envolvem a afetividade, construídas seguindo a perspectiva poética da cena, ou seja, um pequeno carrossel de vivências amorosas. Diretor: Marco Guayba. Elenco: Thaís Marques, Daniel de Souza Júnior, Marcelo Siqueira e Marco Guayba.

(19:30) Roda de conversa - Diálogos sobre o Enade

Professores e alunos!
Bloco O 516



Quinta-Feira 21/05

(10:00 - 12:00) Roda de Conversa - PIVETES - Proteção e Conselho Tutelar: práticas que atravessam vidas

Maria Livia do Nascimento, Lygia Santa Maria Ayres, Barbara Oliveira Mendes, Ramon Terra de Almeida, Natália Lucena Guimarães, Marianne de Camargo Barbosa, Thamires Luiza Cyro de Castro, Ana Luiza das C. Aleixo, Priscilla Costa da Silva, Maria Isabel Rosa da Silva Arello, Paloma Lima Ramos Jashar
Bloco N 201
Descrição: Apresentação e discussão da pesquisa do grupo PIVETES.

(10:00 - 13:00) Cinedebate - Discussão do filme de Helvécio Ratton "Em nome da Razão"

Edmar Oliveira
Bloco O 516
Descrição: Discussão do filme de Helvécio Ratton "Em nome da Razão" sobre o antigo hospital psiquiátrico e uma pequena abordagem sobre a "A Clínica dos Serviços Substitutivos". O objetivo seria provocar uma discussão entre a velha forma de tratar e a prática atual, que seria diferente, mas ainda carrega vícios do modelo antigo.

(10:00 - 12:00) Palestra - O Testemunho da Verdade e Reparação psíquica: o Projeto Clínicas do Testemunho do RJ e a Comissão Estadual da Verdade

Pedro Bomfim; Eduardo Losicer; Vera Vital Brasil
Auditório Bloco O
Descrição: Os palestrantes farão uma exposição sobre o encontro e parceria entre o Projeto Piloto Clínicas do Testemunho do RJ, da Comissão de Anistia/MJ, e a Comissão Estadual da Verdade na construção de testemunhos da verdade. Repercussões de reparação psíquica desta experiência entre os afetados/sobreviventes que testemunharam no âmbito das Comissões da Verdade.

(10:00 - 12:00) Roda de Conversa - Questões éticas e desafios em Psicologia do Trabalho

Gabriel Biebe de Almeida; Luísa Kich Chaves; Mariana Araujo da Silva
Bloco N 210
Descrição: A proposta da roda de conversa tem como tema central discutir o que é Psicologia do Trabalho. Ao longo da semana, os corredores, a orla, o pátio da UFF será ocupado com essa questão. Iremos entrevistar participantes da semana - alunos, professores, palestrantes, outros participantes - questionando sobre o que eles definem como Psicologia do Trabalho. A ideia e a produção da atividade foi desenvolvida no Núcleo de estudos e intervenções em trabalho, subjetividade e saúde que ocorre na UFF.

(10:00 - 13:00) Roda de Conversa - O dispositivo de Gestão Autônoma de Medicação (GAM): uma aposta na promoção de autonomia no contexto da reforma psiquiátrica brasileira

Eduardo Passos, Christian Sade Vasconcelos, Thais Sá Mello, Alana Machado, Kézia Bastos, Lorena Guerini
Bloco P 501
Descrição: Roda de conversa sobre as experiências do grupo de pesquisa "Enativos: conhecimento e cuidado" no desenvolvimento e nas vivências com o dispositivo do Guia de Gestão Autônoma da Medicação nas cidades de São Pedro da Aldeia e de Rio das Ostras.

(11:00 - 13:00) Roda de Conversa - Roda de Conversa sobre Inclusão e Mediação

Nira Kaufman; Camila Araújo Alves; Márcia Moraes
Bloco P 406
Descrição: Esta atividade é parte da disciplina Psicologia e Estudos da Deficiência, ministrada pela professora Marcia Moraes. Tem o objetivo de discutir o tema da inclusão escolar a partir da prática do mediador escolar.

(14:00 - 16:00) Roda de Conversa - Conversando sobre sexo e gênero como tecnologias

Marcelo Santana Ferreira; Marina Harter Pamplona; Michelle Lage de Oliveira; Ana Carolina Cotta Vieira; Gabriella Araújo de Figueiredo; Jiulia Calliman Muylaert de Menezes
Bloco O 516
Descrição: A partir dos estudos do texto "Tecnologias do sexo" de Beatriz Preciado, pretendemos disparar um debate sobre gênero e sexualidade na atualidade, remetendo-se privilegiadamente ao campo da psicologia.

(14:00 - 16:00) Palestra - "Liberdade entre Quatro paredes - a sexualidade na perspectiva reichiana"

Alice Paiva Souto
Bloco P 406
Descrição: Reich defendia a liberdade sexual desde a época que este tema era tabu, no início do século.Apesar dos avanços, ainda hoje há uma espécie de obrigatoriedade de que as pessoas exalem sexualidade e se adequem a um padrão estético ideal que se reflete nos problemas sexuais que aparecem na clínica. Nesta palestra vamos discutir as formas pelas quais a terapia reichiana é capaz de promover uma vivência sexual satisfatória e autêntica.

(14:00 - 16:00) Palestra - Instituto Entrelaços - Assistência e cuidados relacionados ao luto

Cecilia Rezende da Silva Cunha
Auditório Bloco O
Descrição: Apresentação do trabalho do Instituto Entrelaços como espaço de educação e suporte para questões relacionadas a perdas, morte e luto.

(14:00 - 18:00) Sessão - Seminário de Apresentação dos Projetos de Estágio Específico

Profª Virginia Dresch (Direção do Serviço de Psicologia Aplicada)
Auditório SPA
Descrição: Seminário de Apresentação dos Projetos de Estágio Específico, organizado pelo Serviço de Psicologia Aplicada, a fim de dar conhecimento aos alunos, sobretudo que estão cursando Estágio Básico II, dos projetos existentes antes da alocação prevista para o final do semestre 2015/1. A atividade será realizada no Auditório do SPA.

(16:00 - 20:00) Mini-Curso - Mini curso de Cultura Organizacional

Beatriz Keiko Naruto, Andressa Pinto Diniz e Paula Medeiros
Bloco P 402
Descrição: Apresentação dos fundamentos do conceito de cultura organizacional e abordagem dos principais tópicos que norteiam sua estruturação, de forma dinâmica e participativa.

(16:00 - 18:00) Roda de Conversa - Educação física no trabalho com crianças com necessidades especiais

Ana Claudia Monteiro e Aurélio Pitanga
Bloco P 404
Descrição: Será realizada uma roda de conversa com os professores e alunos envolvidos no trabalho para relatar as experiências tanto com as crianças quanto com as mães que participam do projeto.

(16:00 - 19:00) Atividade Cultural - "Quando a memória faz a festa"

Grupo Bongar - Nação Xambá (Olinda-PE)
Auditório Bloco O
Descrição: Exibição de documentário: "Música de terreiro" (1 hora), que fala da nação Xambá e seu estilo de vida; Segue um debate (1 hora ou 1 hora e meia) Finalização com apresentação do Côco do Xambá, ritmo ancestral do Quilombo (meia hora).

(16:00 - 19:00) Cinedebate - ExperimentAção - Cinedebates - Uma história sobre amor e fúria

Felix Berzins
Bloco O 516
Descrição: Atividade que se propõe a usar o dispositivo filme como analisador da formação em psicologia, gestão do trabalho e modos de vida.

(17:00 - 19:00) Roda de Conversa - Desafios e Possibilidades do trabalho multidisciplinar em contexto hospitalar

Ludmila Sebba; Juliane Chaves; Ivana Fortunato; Maria Ferraz; Raissa Sabatini; Juliana Coratini; Daniela Peixoto
Bloco P 406
Descrição: A atividade coloca em discussão os desafios e possibilidades da realização do trabalho multiprofissional, sob a perspectiva das equipes de Psicologia e Serviço Social do Instituto Nacional de Infectologia, hospital da Fiocruz. Serão levantados temas como "o que é saúde?", "discurso médico e discurso psicanalítico, trabalho multi e trabalho inter e redes de atenção a saúde.

(17:30 - 21:30) Curso - Formação de Instrurores de Treinamento (FIT)

Ana Beatriz Salgueirinho; Ana Teresa Di Giorgio Braga Abdalah; Livia Lessa de Andrade Silva; Matheus da Silva Costa
Bloco N 520

(18:00 - 20:00) Roda de Conversa - Experiência de pesquisa-intervenção com a estratégia de cuidado do POP-RUA - RJ

Márcio Loyola; Wiliana Louzada; Daniel Anderson C. da Silva; Flavia F. C. Rojas; Iacã Machado Macerata; José Guilherme Neves Soares; André Miranda de Oliveira; Eduardo Passos
Bloco P 405
Descrição: Roda de conversa onde os pesquisadores irão conversar sobre a experiência de mediar um grupo de intervenção com os trabalhadores da ESF POP-RUA, do centro da cidade do Rio de Janeiro.

(18:00) Cinedebate - Exibição do filme "Sem Pena" e debate anticárcere

Natalia Kleinsorgen, Diogo Justino e Ana Clara Damasco
Bloco O 510
Descrição: Exibição do documentário "Sem Pena" (Eugenio Puppo, 2014) e debate sobre a situação carcerária.

(18:00 - 21:00) Roda de Conversa - Século XXI: ainda formação em manicômios?

Adriana Rosa, Beatriz Adura, Williana Louzada; Danichi Mizoguchi; Ana Adler
Bloco N 210
Descrição: No Brasil foi aprovada a partir de 2001 uma Lei que passa a exigir que a internação psiquiátrica seja utilizada somente quando acabar os recursos extra-hospitalares. A mesma Lei indica os tipos de internação que são possíveis e passa a regular as mesmas. A partir dela diversas portarias e notas regulatórias se apresentam para legitimar e instituir o que passou-se a chamar de Reforma Psiquiátrica brasileira. As ações na cidade, os serviços da rede que substituirão os Hospitais Psiquiátricos, suas equipes e seus funcionamentos passam a ganhar legitimidade e superar a própria Lei que os garantem, deste modo pode-se afirmar que o país tem uma política pública que visa a extinção progressiva dos leitos em hospitais psiquiátricos. Neste contexto pergunta-se: para que continuar formando profissionais dentro desses equipamentos fadados ao fim? O que são ações extra-hospitalares? Pode a formação e os estudantes provocarem o contexto já estabelecido? Século XXI: ainda formação em manicômios, é uma mesa de debate que procurará colocar essas questões na semana de psicologia da UFF de 2015.


Sexta-Feira 22/05

(09:00 - 11:00) Palestra - Relações entre o ser, a psicologia e a ética

Fabrícia Vilhena Barbosa
Bloco P 404
Descrição: A palestra abordará as relações entre o ser, a psicologia e a ética, como solução para os problemas psicológicos, e mostrará que a ética é o caminho para a plenitude do ser e sua real superação de problemas na vida.

(09:00 - 12:00) Oficina - Aconselhamento em DST/HIV/Aids

Tânia Ventura, responsável pelo Aconselhamento em DST/HIV/Aids do SAE/CAIDS/HUAP
Bloco P 402
Descrição: Apresentação da atuação do psicólogo no SAE-Serviço de Atendimento Especializado em HIV/Aids do HUAP e do Programa de Aconselhamento em DST/HIV/Aids. Serão vivenciadas dinâmica em Prevenção e Aconselhamento.

(10:00 - 12:00) Palestra - Efeitos Transgeracionais da violência de Estado

Tania Kolker; Janne Calhau; Cristiane Cardoso; Vera Vital Brasil
Auditório Bloco P
Descrição: O trabalho da equipe do Projeto Piloto Clínicas do Testemunho RJ da Comissão de Anista/MJ com os descendentes de opositores ao regime civil militar. Efeitos de subjetividade, marcas da violência de Estado na vida de Filhos e Netos. O protagonismo da juventude no campo da Memória Verdade Justiça.

(10:00 - 13:00) Roda de Conversa - Apresentação de Monografias da Pós Graduação em Terapia Através do Movimento da Faculdade Angel Vianna: como transversalizar a experiência corpo-arte-loucura-escrita?

Diogo Rezende; Adriana Penatti; Silvana Rocco; Claudia Meireles; Daniela Gomes; Cecilia Magalhães; Mariana Tinoco; Hélia Borges; Catarina Resende
Auditório Bloco O
Descrição: Roda de conversa com autores de trabalhos monográficos da Pós Graduação em Terapia através do Movimento - Corpo e Subjetivação (FAV) escritos a partir da experiência com a Saúde Mental, que tiveram como o desafio criar uma narrativa acadêmica encarnada por uma pensação. [Esta é uma atividade do Laboratório de Corporeidade e Subjetividade - CORPOREILABS]

Os títulos das monografias apresentadas são:

"COSTURANDO OS POROS DO CORPO: O FAZER ARTÍSTICO COMO POSSIBILIDADE DE INVENÇÃO DE SI", Claudia Castro Meireles
"TERAPIA ATRAVÉS DO MOVIMENTO COMO DISPOSITIVO DE CUIDADO, PROMOÇÃO DA SAÚDE E PREVENÇÃO DE DOENÇAS NA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA", Mariana Tinoco
"Border Bordel: do caldo quântico às criações de um coletivo", Cecilia Magalhães
"A experiência Angel Vianna como construção de uma clínica somático-performativa.", Diogo Rezende
"Experiencias Sensíveis no Fazer Clínico: Cuidado de si, cuidado do outro, quantos outros cabem em mim?", Adriana Penatti
"A noção de Presença como ferramenta para o trabalho corporal com autistas", Daniela de Melo Gomes

(14:00 - 16:00) Roda de Conversa - Conversa com Doulas: o corpo no parto

Ana Carolina Ormond, Ananda Felippe Garcia, Lais de Alencar Magalhães, Renata Vidal da Horta
Bloco P 402
Descrição: O parir é uma experiência limite, mas como vivê-la na atualidade se temos tanta dificuldade em lidar com do corpo? Buscamos discutir nessa roda de conversa os limites e a potência do corpo, trazendo reflexões para a psicologia sobre o modo contemporâneo de lidar com a sexualidade, a dor e o corpo. Do mesmo modo esperamos discutir sobre como somos atravessados pelo gênero, pelas políticas de higienismo e esterilização dos corpos. Para isso, trouxemos o olhar de diferentes doulas. Esperamos pensar alguns desafios atuais que se colocam para as gestantes e para os profissionais que acompanham o parto.

(14:00 - 16:00) Palestra-experimentação com Gina Ferreira - Lygia Clark e um outro

Catarina Resende (mediadora); Gina Ferreira (palestrante)
Auditório Bloco O
Descrição: Gina Ferreira, psicóloga, e professora da Pós´Graduação da FAculdade Angel Vianna, idealizadora do Projeto “De Volta pra Casa”, coordenadora da primeira Residência Terapêutica do Ministério da Saúde fora dos muros hospitalares, foi discípula de Lygia Clark e fará uma palestra sobre a Estruturação do Self com a experimentação de alguns objetos relacionais. [Esta é uma atividade do Laboratório de Corporeidade e Subjetividade - CORPOREILABS]

(14:00 - 16:00) Roda de Conversa - Dando corpo à escrita: Sobre experiências monográficas

Ana Claudia Monteiro, Aline Gonçalves, Bruna Gaudio, Camila Dias, Eduardo Lemgruber, Ivana Fortunato, Héder Bello, Lia Paiva, Luisa Araruna, Monique Magalhães
Bloco P 406
Descrição: Roda de conversa sobre o processo em curso de escrita da monografia de conclusão de curso e a experiência com o dispositivo de orientação coletiva.

(15:00) Oficina - Discussão teórica e oficina de iniciação ao parkour

Paulo Roberto Camponez de Almeida
Bloco P 404
Descrição:Discussão teórica sobre os princípios, surgimento e filosofia inerentes à prática do parkour. Realização da oficina onde serão ensinados os principais padrões de movimentação e desenvolvidos os principais atributos físicos e psicológicos necessários ao praticante de parkour.

(16:00) Cinedebate - Reflexões clínicas a partir do filme Time, de Kim Ki-duk

Paulo Roberto Mattos e Paula Land Curi
Bloco O 516
Descrição: A atividade pretende, a partir do filme Time, de Kim Ki-duk, tecer reflexões clínicas sobre a mulher, o amor, o corpo e a morte - temas inerentes ao projeto de extensão Os Confins da Psicanálise em tela, sob coordenação dos professores Paulo Roberto Mattos e Paula Land Curi.

(16:00 - 18:00) Palestra - Angel e o outro: Palestra com Angel Vianna

Angel Vianna, Catarina Resende; Ruth Torralba
Auditório Bloco O
Descrição: Palestra com a bailarina, coreógrafa e pesquisadora do movimento Angel Vianna, que atua há mais de seis décadas com a dança como agente transformador do mundo. Angel Vianna foi pioneira na formação e capacitação de profissionais que atuam nas áreas de arte, educação, saúde e direitos humanos, dentro das principais instituições de saúde e reabilitação do país, como a Rede Sarah Kubitschek de Hospitais, CAPS e diversas universidades públicas. [Esta é uma atividade do Laboratório de Corporeidade e Subjetividade - CORPOREILABS]

(17:30 - 21:30) Curso - Formação de Instrurores de Treinamento (FIT)

Ana Beatriz Salgueirinho; Ana Teresa Di Giorgio Braga Abdalah; Livia Lessa de Andrade Silva; Matheus da Silva Costa
Bloco N 520
Descrição:

(18:00 - 20:00) Workshop - Workshop de psicoterapia corporal

Luiz Fernando e Silva e Simone Rocha
Bloco P 402
Descrição: Workshop de Psicoterapia Corporal - Serão apresentadas as bases teóricas e práticas da Análise do Caráter e da Psicoterapia Corporal. Será realizada também uma oficina de Leitura Corporal.

(22:00) Festa de Encerramento

Pilotis
Descrição:

Nenhum comentário:

Postar um comentário