Sobre

Sobre

Os alunos de Psicologia da UFF, junto com alguns professores, têm produzido um evento com duração de uma semana, chamado Semana de Psicologia. O objetivo é criar uma relação mais próxima entre os alunos e entre alunos e professores, e proporcionar o conhecimento tanto de linhas teóricas não aprofundadas no currículo desta instituição, com apresentação de trabalhos e projetos que ocorrem fora da universidade, quanto ao que ocorre e é produzido nela, abraçando assim monografias, pesquisas, trabalhos, projetos de extensão, entre outras atividades.
A ideia é, também, permitir um debate entre todos, sem hierarquia. Somos por uma semana democrática, na qual cada um possa expressar opiniões, debater e sanar dúvidas livremente. A Semana propõe uma política igualitária que zela pela participação de um conjunto, permitindo, assim, uma maior integração que enriqueça e desenvolva ainda mais a parte individual e a comunitária da Universidade.

Não perca, a IX Semana de Psicologia da UFF já já está aí!
Participe, construa conosco. E seja muito bem vindo!


Programação VII Semana de Psicologia

jQuery UI Accordion - Default functionality jQuery UI Accordion - Default functionality jQuery UI Accordion - Default functionality jQuery UI Accordion - Default functionality jQuery UI Accordion - Default functionality


Segunda - Feira (08/09)



(10:00 - 12:00) Palestra -­ Introdução à Psicologia Humanista: pressupostos, ideias e críticas

Cristine Monteiro Mattar

SALA N212

DESCRIÇÃO: Palestra sobre a história e os principais conceitos da Psicologia Humanista, com destaque para Carl Rogers e a Gestalt-Terapia. O objetivo é apresentar um tema pouco visto no curso.

(13:00 - 15:00) Palestra -­ Fenomenologia e Práticas Clínicas

Victor Amorim

SALA A DEFINIR


(14:00 ­- 16:00) Roda de Conversa -­ Diálogos e Histórias sobre Grupo

Ulisses Heckmaier de Paula Cataldo

SALA N 201

O trabalho proposto tem a intenção de promover trocas e ressonâncias a respeito das práticas grupais, seus efeitos e particularidades. Para tal, pretende-se expor a pesquisa realizada junto ao grupo de familiares de usuários de drogas oferecidos pelo setor de Terapia de Família do Instituto de Psiquiatria da UFRJ (IPUB-UFRJ). A pesquisa acima mencionada trata-se de uma pesquisa descritiva a respeito dos efeitos das trocas conversacionais entre dos participantes do referido grupo. Como abordagem teórica nos reportamos ao discurso construcionista social,que, além de servir de suporte a prática, também é guia no que se refere a metodologia de pesquisa.

(15:00 -­ 18:00) Palestra ­- Aprender em Comunidade

José Pacheco (Escola da Ponte, Portugal)

Auditório - Bloco B


DESCRIÇÃO: Palestra de José Pacheco (Escola da Ponte, Portugal)

(16:00 -­ 18:00) Atividade Cultural ­- Hamlet e a Psicanálise

Amanda Ferreira, Karina Mills, Ana Luiza Menezes, Natália Oliveira, Monique Souza, Paula Camatta, Thayla Muniz e Vivian Nigri.

SALA N 203

DESCRIÇÃO: Nós temos o objetivo de relacionar a obra de William Shakespeare, Hamlet, com a psicanįlise freudiana, explicando o que o psicanalista tinha a dizer a respeito dessa tragédia escrita no século XVII. Também pretendemos abordar um pouco a teoria de Lacan.

(17:00 -­ 20:00) Palestra -­ Arte e Psicose: A obra de Arthur Bispo do Rosário

Aspazia Barcelos; Mariah Pires; Ana Carolina Dias; Ana Letícia Pedrosa

SALA N 316

DESCRIÇÃO: Apresentar a vida e obra de Arthur Bispo do Rosário, composta de mais de 800 obras criadas durante seus quase 50 anos de internação psiquiátrica, e discutir os temas relativos à psicose e arte a partir da perspectiva psicanalítica.

(17:00 ­- 20:00) Cinedebate – "Submundo"

Paulo Mattos, Paula Curi e Renata Monteiro

SALA N 205

DESCRIÇÃO: Ocorrerá a exibição do filme, seguido de debate.

(18:00 -­ 20:00) Mini­Curso ­- Como elaborar um Programa de Preparação para a Aposentadoria(PPA)?

Janes Santos Herdy

SALA A 306

DESCRIÇÃO: A atividade objetiva levar o participante a conhecer a proposta de um PPA e ter subsídios de como preparar um PPA para instituições, visando ao profissional que está para se aposentar.
O curso se estenderá por toda a semana no mesmo horário!


Terça - Feira (09/09)



(09:00 -­ 13:00) Oficina -­ Workshop de Psicoterapia Corporal

Fernanda Cupolillo Miana de Faria; Luiz Fernando e Silva

SALA N 210

DESCRIÇÃO: Serão apresentadas as bases teóricas e práticas da Análise do Caráter e da Psicoterapia Corporal. Vamos vivenciar alguns atendimentos e experimentar exercícios e práticas clínicas utilizados na clínica corporal.

(14:00 -­ 16:00) Palestra -­ Lançamento de Livro: "A existência para além do sujeito"

Ana Maria Lopez Calvo de Feijoo

SALA P 302

DESCRIÇÃO: Palestra e lançamento de livro com a autora, Professora do Programa de Pós­-Graduação em Psicologia Social da UERJ, Ana Maria Lopez Calvo de Feijoo.

(14:00 -­ 17:00) Mesa Redonda -­ Maternidade e as suas possibilidades de trabalho

Paula Land Curi; Simone de Avolio Espindola; Fátima Inês Pinheiro Piergentino

SALA N 303

DESCRIÇÃO: Será apresentada uma mesa redonda com profissionais que tem um percurso em unidades materno­infantis. Nessa, pretende­se discutir algumas vertentes de trabalho nas maternidades: o trabalho psicológico, a atendimento às vítimas de violência sexual e o aborto legal.

(15:00 -­ 18:00) Oficina -­ Queerizando a Psicologia: Oficina de Diversidade Sexual e de Gênero

Renata de Carvalho Nardelli; Marina Harter Pamplona; Gustavo Patury Sangreman; Marcelo Santana Ferreira; Michele Lage de Oliveira; Libna Pires Gomes, Jiulia Caliman de Menezes; Phillipe Rocha e Gustavo Henrique

SALA N410

DESCRIÇÃO: Experimentar e problematizar as insurgências da teoria queer e as diferentes perspectivas sobre as políticas de diversidade sexual e de gênero, com a Psicologia.

(16:00 -­ 18:00) Oficina -­ Formação em Psicologia

José Rodrigues de Alvarenga Filho; Julia Paim; Raquel Ribeiro de Souza Guimarães; Samara Simão; Thayane Tomé Alves; Giulia Latge Mangeli; Fernanda Iglesias; João Vitor Carvalho; Rafael Pinto Pires: Jefferson Henrique de Oliveira

SALA A 504

DESCRIÇÃO: A oficina pretende, a partir das discussões vividas na disciplina Psicologia e Processos de Formação I e II (2014-1), na UFF, colocar em análise nossa formação e levantar questões sobre o modelo educacional que historicamente se faz hegemônico em nossa sociedade. “Educação bancária”, como dizia Paulo Freire, alicerçada numa pedagogia da resposta, nunca da pergunta. Ensina-se, sobretudo, a obedecer. Pedagogia que potencializa a fabricação em série de corpos dóceis e mentes submissas através de todo um aparato institucional de controle e coerção. Escola comprometida politicamente com a reprodução e manutenção deste modelo de sociedade capitalista e desigual. Entretanto, experiências como a Escola da Ponte (Portugal), entre outras, mostram-nos que vivemos num modelo educacional falido e que é urgente o questionamento e, ao mesmo tempo, a invenção de outras educações. A Ponte é um possível que aconteceu. Uma desobediente brisa. É preciso que questionemos: como provocar significativas mudanças neste sistema? Como tornar a escola mais crítica, mais inventiva e menos reprodutora? Como produzir intervenções, desobediências e desvios? Como (re)inventar nossa formação em psicologia?

(16:00 -­ 18:00) Roda de Conversa -­ Caminhando em Silêncio

Emílio Figueira, Maudeth Py Braga, Marcia Moraes e grupos de pesquisa e extensão

SALA A 502

DESCRIÇÃO: Roda de conversa com o convidado Emílio Figueira que é Psicólogo pela USC, pós-­graduado em Educação Inclusiva, e atua há vinte e dois anos como pesquisador-científico em instituições universitárias em duas linhas de pesquisas: Psicologia e Deficiência e Psicologia da Arte.

(16:00 -­ 18:00) Palestra ­- Das críticas à psicologia à clínica como cuidado de si

Cristine Monteiro Mattar

SALA N 316

DESCRIÇÃO: Apresentação das principais críticas à psicologia e proposição de modos de atuação mais afinados com a ética originária em Heidegger e com a noção antiga do cuidado de si conforme apresentada por Foucault.

(18:00 -­ 20:00) Roda de Conversa -­ Feminismos e Movimentos LGBTs

Rafael França Gonçalves dos Santos; Vanessa Marins Amado Henriques

SALA A 502

DESCRIÇÃO: Neste espaço, teremos alguns debates sobre as questões que envolvem os movimentos feministas e LGBTs, dando destaque para as visibilidades historicamente construídas para as mulheres, travestis e transexuais. Com isto, pretendemos aprofundar a reflexão sobre os papéis assumidos e associados a estes sujeitos.

(18:00 -­ 20:00) Palestra - Crime e Loucura - A Periculosidade do Doente Mental

Renata Alves

SALA N 316




Quarta - Feira (10/09)



(09:00 -­ 12:00) Roda de Conversa -­ A prática dos psicólogos em conselhos tutelares

Maria Livia do Nascimento; Estela Scheinvar

SALA N 308

DESCRIÇÃO: Conversa com psicólogos que atuam em conselhos tutelares, estagiários e supervisoras de estágio.

(10:00 -­ 12:00) Roda de Conversa -­ Manifesto da Corporeidade e Subjetividade

Eduardo Passos; Catarina Resende; Hélia Borges; Márcia Moraes; Ruth Torralba

SALA N 316

DESCRIÇÃO: Apresentação do Manifesto da Corporeidade e Subjetividade do Laboratório de Corporeidade e Subjetividade do PPG Psicologia da UFF e discussão com os participantes a respeito do tema.

(10:00 -­ 12:00) Palestra - O ressurgimento dos ataques de pânico na alta modernidade

Maria Lidia Arraes Alencar

SALA N 318

DESCRIÇÃO Pretende­-se por à disposição dos alunos a discussão que fazemos no projeto de extensão "Clínica da angústia: estados de panico e fobias" sob minha coordenação, que se realiza no SPA/UFF desde junho/2013, articulada às questões contemporaneas causadas pelos DSM III e IV, que promoveram uma onda de diagnósticos organicistas e ofertas de medicamento, assim como da discussão clínica da psicanálise a respeito desse quadro clínico.

(10:00 -­ 12:00) Roda de Conversa -­ Narrativas do Cárcere

Nathalia Corrêa Aizman; André Felipe Gonçalves Severino; Gizela Maffeis Diz; Silvia Carvalho

SALA N 305

Apresentação dos resultados da pesquisa que tem sido realizada sobre a reintegração dos egressos do sistema penal e os desdobramentos desse assunto. Esse ano, adentramos no mundo dos presídios e tivemos contato com muitas possibilidades de existência dentro e fora das prisões. Compartilharemos nossas experiências e afetações em relação a troca que tivemos nesses contatos.

(12:00 -­ 14:00) Roda de Conversa -­ Pesquisa e Cuidado: Uma Experiência de Pesquisa Intervenção em um Consultório

Eduardo Passos, José Guilherme Neves Soares e André Miranda

SALA N 305


(14:00 ­- 16:00) ­Pesquisa em Psicanálise na UFF

Giselle Falbo (moderação); Larissa Pace Leite; Marina Morena Torres; Carla Jeucken; Maycon R. Da S. Torres; Elisa Oliveira; Heloísa Leão dos Santos; Alexandre Cherulli Marçal

SALA N 305

DESCRIÇÃO: Nesta mesa os alunos que fazem pesquisa em psicanálise na pós­graduação da UFF falam sobre suas pesquisas assim como propõem o debate com os presentes.

(14:00 -­ 16:00) Roda de Conversa ­- Psicologia Hospitalar

Erika de Morais Gonçalves

SALA N 308

DESCRIÇÃO: Um bate papo sobre Psicologia Hospitalar

(14:00 ­- 16:00) Roda de Conversa ­- Com quantos elos se tecem a nossa (d)eficiência cotidiana? Para repensar as gramáticas que nos fazem humanos

Marcia Moraes e grupo de pesquisa Perceber sem Ver

SALA N 203

DESCRIÇÃO: A Roda de Conversa pretende colocar em cena o encontro entre Judith Butler e Sunaura Taylor. A primeira, filósofa queer; a segunda, militante do movimento das pessoas com deficiência. Numa caminhada, as duas falam sobre corpo, eficiência, mundo comum, vida e morte.

(15:00 ­- 17:00) Palestra -­ Instituto Entrelaços -­ Assistência e cuidados relacionados ao luto e perdas

Erika Pallottino

SALA N 210

Apresentação do Instituto Entrelaços, espaço pioneiro no Rio de Janeiro, que presta assistência especializada para pessoas enlutadas e educação continuada para profissionais de saúde e interessados no tema.

(15:00 ­- 17:00) Roda de Conversa – O que é próprio da Psi no encontro com a área da assistência social? O trabalho em abrigos

Suanny Nogueira de Queiroz

SALA A DEFINIR

DESCRIÇÃO: Será feita uma apresentaçao relacionando o tema da psi na area da assistencia ao trabalho em abrigo e se abrirá para perguntas e questões.

(16:00 -­ 18:00) Roda de Conversa -­ Apresentação da Formação em Psicologia do trabalho na Universidade do Porto em Portugal

Hélder Pordeus Muniz

SALA A DEFINIR

DESCRIÇÃO: Apresentação da Profa. Marianne Lacomblez , que é professora da Universidade do Porto, de como é a formação em Psicologia do Trabalho na Universidade do Porto. Depois da apresentação da Professora ocorrerá o espaço para perguntas e discussões.

(16:00 ­- 20:00) ­ Debate sobre o filme "Guia pervertido da ideologia"

Aracely Vianna da Silva, Alex Barbosa Paula e Fernando José Fagundes Ribeiro.

SALA A DEFINIR

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE: apresentação do filme, seguida da intervenção de três comentadores, correlacionando o conteúdo do filme com problemas conceituais ao tema da ideologia, a partir de reflexões teóricas oriundas de sua participação no Círculo de Estudos da Ideia e da Ideologia, núcleo esse que se propõe pensar o lugar da esquerda contemporânea, passando por alguns dos conceitos psicanalíticos chaves ao pensamento de Zizek.

(16:00 ­- 19:00) ­ Oficina -­ O filme Hannah Arendt e o horizonte da técnica moderna: reflexões para a clínica

Lara Olej, Maria Gabriela Ribeiro Portella, Jaqueline de Almeida Cabral, Caroline Ribeiro, Camille de Mendonça Fróes, Ana Carolina Ormond, Ákila Figueira Gomes de Oliveria e Cristine Monteiro Mattar

SALA N310

Apresentação do filme Hannah Arendt, de Margarethe Von Trotta, seguido pelo debate tendo como referência o horizonte da técnica moderna, a banalidade do mal, a ética originária e a clínica.

(16:00 -­ 18:00) ­ Oficina -­ Missão, Visão e Valores das Organizações

Ana Beatriz Salgueirinho e Rafaella Petrinni

SALA N 405

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE: Expor e trabalhar os princípios essenciais da missão, visão e valores das organizações ­instrumentos importantes para que as empresas se mantenham competitivas em um cenário de mercado competitivo e de consumidores exigentes. LIMITE: 15 PARTICIPANTES – PRÉ­INSCRIÇÃO.

(16:00 ­- 18:00) Roda de Conversa ­- SUS: uma rede furada para o câncer de mama

Virgínia Dresch, Maria Gabriela Ribeiro Portella, Lara Almeida Cruz, Thassia Ribeiro Peixoto, Susane Cordeiro Leite

SALA N 314

Esta atividade tem como proposta discutir os itinerários terapêuticos de mulheres com diagnóstico de câncer de mama e as implicações deste percurso em seu tratamento e na vida destas. A proposta é pensar os impactos deste diagnóstico e deste percurso terapêutico sobre a feminilidade e as questões de gênero que emergem a partir do diagnóstico.


Quinta - Feira (11/09)



(10:00 ­- 12:00) ­ Roda de Conversa ­- Formação profissional na perspectiva da clínica da atividade

MEDIADOR: Cristiane Lisboa // APRESENTAÇÃO 1: Karla Memória – Formação profissão de enfermeiras e ampliação do poder de agir // APRESENTAÇÃO 2: Roberta Furtado – O cuidado na formação em saúde por meio da atividade // APRESENTAÇÃO 3: Ana Armaroli ­ A narrativa gráfica como mediadora no desenvolvimento do ofício.

SALA P 308

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE: Os três trabalhos que serão apresentados compõem pesquisas no nível de pós graduação ­ doutorado e estão em andamento. As três exposições apresentam o método da clínica da atividade como recurso dialógico capaz de desenvolver atividade de trabalho e, com as apresentações pretende­se colocar em perspectiva o tema da formação profissional e fomentar o diálogo com o campo da psicologia.

(10:00 ­- 12:00) ­Roda de Conversa ­- Uma Experiência com o Guia para Gestão Autônoma da Medicação ­ "A Gestão Autônoma da Medicação na Saúde Mental"

Thaís Mello, Lorena, Eduardo Passos, Bia, Chistian

SALA N 305


(10:00 ­- 12:00) ­ Roda de Conversa -­ PIVETES: Problematizando as práticas de proteção no campo da infância e da adolescência

Ana Luiza Aleixo; Gláucia Santiago; Maria Isabel Arello; Maria Lívia do Nascimento; Lygia Ayres; Prscilla Costa.

SALA N 209

DESCRIÇÃO: Nossa proposta é promover uma conversa sobre a atual pesquisa do PIVETES: Problematizando a proteção no campo da infância e adolescência, trazendo as análises produzidas até o momento.

(11:00 ­- 13:00) ­ Palestra ­- Cuidados Paliativos: a assistência na terminalidade

Silvana Maria Aquino da Silva

SALA A DEFINIR

DESCRIÇÃO: Apresentação sobre a filosofia e princípios dos Cuidados Paliativos na assistência em saúde.

(11:00 ­- 13:00) ­Palestra -­ A função psicológica da criação na potência do vivo - uma abordagem reichiana

Alice Paiva Souto. Mestre em Psicologia. Doutoranda da UFF. Terapeuta Reichiana formada pela EFEN.

SALA N 303

DESCRIÇÃO: Tomando a arte como um veículo privilegiado de produção de novas formas de sentir, discutiremos sua importância para a vitalidade das relações amorosas, junto às demais atividades humanas, como o trabalho e o conhecimento. Em uma palestra que intercala poesia e teoria reichiana, vamos discutir a potência da arte na reinvenção do cotidiano.

(14:00 ­- 16:00) ­ Palestra -­ Lógica da clínica nodal no trabalho institucional em rede: (in)consistência, completude, sinthoma

Paulo Vidal

SALA N 312

DESCRIÇÃO: Tomando por base os teoremas de Gödel, interrogaremos a práxis do psicólogo clínico num mundo que, não mais se pretendendo consistente, pode ser completo.

(14:00 ­- 16:00) ­ Oficina - Bingo da Saúde

Marilene Verthein, Jahyne Carvalho, Vanessa Herdy, Fernanda Matouc

SALA A DEFINIR

DESCRIÇÃO: Nossa apresentação traz a inserção da Psicologia no campo da Saúde Pública a partir do projeto de extensão universitária Agenciamentos Coletivos: SUS e a Saúde do Trabalhador em debate, do Departamento de Psicologia da UFF. A proposta da apresentação será efetuar com os participantes da Semana de Psicologia da UFF uma Oficina, que foi realizada no PMF de Cantagalo, com o objetivo de abordar as implicações do Programa Médico de Família como referência para as mudanças do SUS no percurso da acessibilidade e resolutividade na Atenção Básica, problematizando os impasses e formas de autonomia dos trabalhadores e dos usuários frente às recentes mudanças do programa. A construção de um espaço coletivo de discussão com os diversos atores do Programa Médico de Família de Niterói, abordando demandas, dinâmicas de trabalho e entraves da Rede Básica de Saúde, foi a fonte principal para o desenvolvimento, análise e os encaminhamentos do projeto, que em 2014, permitiu integrar efetivamente as falas dos usuários do sistema.

(14:00 ­- 16:00) ­ Apresentação de monografia - Cuidar, criar, reinventar: a lógica do cuidado no contexto de hospitalização infantil

Mariana de Souza Carvalho e Ana Cláudia Monteiro

SALA N 301

DESCRIÇÃO: O trabalho apresenta algumas cenas vividas no período de estágio e pesquisa em um Centro Nacional de Referência no atendimento de grávidas de alto risco e crianças com doenças crônicas e deficiências. Com o objetivo de articular as emoções, o cuidado e o corpo, pretende-se dar voz a algumas formas de cuidado efetivadas nas práticas, mas que são silenciadas nelas mesmas.

(14:00 ­- 16:00) ­Oficina - Oficina de fotos: pensando a atividade de estudar

Marianna Araújo da Silva; Caroline Ribeiro; Luisa Chaves

SALA A DEFINIR

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE: a oficina se propõe, a partir das fotos, método da Clínica da Atividade, pensar a atividade de estudar. Tendo como foco a atividade de estudar dos estudantes de psicologia da/na UFF, gostaríamos de pensar quais as potências dessa atividade.

(16:00 -­ 18:00) ­Oficina ­- Oficina de Artesanato Ecológico com Jardinagem

Liorno Antunes Werneck (Lino) – Programa Vida no Campus

TÉRREO BLOCO O

LIMITE DE15 PARTICIPANTES – ORDEM DE CHEGADA.
DESCRIÇÃO: Na Oficina será ensinada a técnica de confecção de objetos artesanais para jardinagem feitos a partir do reaproveitamento de materiais (pet­plástico coloridos). São ensinados também os cuidados básicos com mudas que serão plantadas nos vasos confeccionados na própria oficina.

(16:00 -­ 18:00) ­Palestra -­ Apresentação da Monografia "Uma investigação sobre a reapropriação da existência frente à certeza da finitude à luz dos pressupostos filosóficos de Martin Heidegger"

Camille Dias Rodrigues de Mendonça Fróes

SALA N 314

DESCRIÇÃO: Entendendo que a temática da finitude se encontra presente com frequência na atividade do psicólogo, pretendo apresentar minha monografia e, através dela, abrir espaço para uma conversa acerca da atuação do psicólogo na clínica fenomenológico-­existencial. Apresentarei os conceitos básicos da daseinsanalyse, com ênfase no ser-­para-­a-­morte, e suas implicações na prática clínica, buscando esclarecer o que se entende por "re-apropriação da existência". Pretendo também apresentar casos clínicos da literatura.

(16:00 -­ 18:00) ­Oficina -­ A loucura como arte da vida, a vida como obra de arte

Adriana Rosa

SALA N 301

DESCRIÇÃO: Exibição de material audiovisual relacionando arte, subjetivação e loucura e roda de conversa sobre o tema.

(18:00 ­- 20:00) ­ Roda de Conversa - Clínica e estratégias de resistência no cuidado de jovens estigmatizados

Rayssa Carvalho de Souza, Natália Oliveira, Kênia Soares e Cristina Rauter

SALA A DEFINIR

DESCRIÇÃO: Nossa proposta é a realização de uma roda de conversa onde possamos refletir e dialogar a respeito da maneira como vêm sendo organizados os espaços de cuidado para adolescentes estigmatizados, em situação de vulnerabilidade social. Discutiremos sobre as intervenções, estratégias e obstáculos que emergem nesse campo, buscando pensar modalidades de intervenção apoiadas numa ética da potência, ultrapassando as soluções apenas baseadas em práticas de cunho coercitivo e repressivo.

(18:00 ­- 20:00) ­Palestra -­ Uma poética do inconsciente

Fernando José Fagundes Ribeiro

SALA N 303

Apresentação dos princípios mais gerais da poética de Baudelaire em conexão com os princípios mais gerais do inconsciente psicanalítico: delírio de sentido e gozo além do prazer.


Sexta - Feira (12/09)



(10:00 - 12:00) ­Palestra - Princípios Gerais da Abordagem Cognitivo Comportamental

Jacqueline Carrano

SALA A DEFINIR

Princípios Gerais da Abordagem Cognitivo Comportamental.

(14:00 - 16:00) Roda de Conversa -­ Uma Experiência de monitoria na graduação de psicologia

Monitores!

SALA N 305


(14:00 -­ 18:00) Atividade Cultural ­- Cinema e psicanálise

Fernando José Fagundes Ribeiro

SALA N 308

DESCRIÇÃO: Exibição e comentário psicanalítico do Filme "Bonitinha, mas ordinária" de Braz Chediak, baseado na peça homônima de Nelson Rodrigues.

(14:00 - 16:00) Roda de Conversa - Roda de Conversa com Alunos e Egressos

Comissão de Avaliação do NDE (Núcleo Docente Estruturante) - Profs. Johnny e Abrahão

SALA A DEFINIR

DESCRIÇÃO: Atividade de avaliação do curso.


2 comentários:

  1. Acredito que teremos uma ótima semana, cheia de novas perspectivas e trocas de experiências.

    ResponderExcluir